quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Comprometidos, telemoveis e privacidade

Megan Fox

Se a base de uma relação é a confiança, porquê que o pessoal comprometido insiste em ver os telemóveis uns dos outros?


Se há coisinha que me faz confusão é esta. Já ouvi dezenas de queixas e desabafos em volta do assunto. "Se não há nada a esconder, ele só tem de mostrar o telemóvel". Falso querida! Nem ele, nem tu têm de mostrar o telemóvel. Era o que mais faltava. Sim, também é verdade que algumas traições começam por causa de um numero trocado, mas isso daria outro post.


Todos temos direito a privacidade e não vamos esquecer que ter uma relação com outra pessoa não nos dá direito de controlar o quer que seja. Ao fim ao cabo, ninguém é de ninguém. Ou não é assim? Se calhar namorar alguém, dá acesso directo à caixa de entrada de mensagens recebidas e eu nem sequer fazia ideia.

38 comentários:

  1. Quando se vê o telemóvel é porque se desconfia de algo (tendo em conta que não estamos a falar de gente paranóica 24/7) e o "chato" é que normalmente onde há fumo há fogo e quem procura, acha.

    Ainda assim acho que a invasão da privacidade começa por ser o princípio do fim, o atestado de óbito daquilo que é a base da relação.

    Mas não nos enganemos, eles também fazem muito isso e roiem-se todinhos cada vez que ouvem um piriri, a pensar no marmelo que está a fazer avanços à sua fofinha.

    A mania do controlo, espero eu, é uma coisa que se aprende a deixar largar. Assim, quando amadurecemos e começamos a perceber que ninguém é obrigado a estar com ninguém e que de nada vale tentar controlar o que não é controlável (nem desejável de o ser numa relação a dois).

    ResponderEliminar
  2. Não me importo que ela veja o meu telemóvel, pois não tenho nada a esconder. Coisa totalmente diferente seria apanhá-la a cuscar no dito às escondidas...

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente não vejo o telemovel do M... nem ele o meu.
    Apesar dos nossos telemoveis serem iguais e de muitas vezes ao tirar da carteira pegar no dele quando vejo que não é o meu coloco imediatamente o telemovel onde estava e vice versa.
    Eu confio nele, sei que também confia em mim, como tal não tenho que andar a mexer no telemovel do rapaz... quem diz telemovel diz carteira... só faz isso quem desconfia de algo não me venham cá com tretas porque quando se confia plenamente isso não acontece.
    Beijinhooo

    ResponderEliminar
  4. Cueca,

    eu cá concordo quando dizes que isso é de gente paranoica, e quando dizes onde há fumo há fogo. Nesses casos é um pouco aceitável. Tudo em prol da verdade, claro. Lá que nada se controla é verdade. Aliás, quem nos diz que eles não têm um telemóvel só para esses casos?

    ResponderEliminar
  5. Rafeiro,
    como não tenho nada a esconder dá-lhe esse direito? aliás, dá-lhe direito em saber todos os codigos pessoais? hum... não. Quanto ser apanhada, duvido que uma mulher seja apanhada nessas situações, somos mto cuidadosas.

    ResponderEliminar
  6. Mary,
    excesso de confiança também não é bom. Não há sequer uma pequena desconfiança? Tanta santidade também é motivo para desconfiar. :) Para nós, tudo é motivo.

    ResponderEliminar
  7. Sim o problema é que para nós mulheres tudo é motivo para desconfiar... é evrdade sim senhora... por eu já ter desconfiado demais um dia... hoje em dia não quero entrar nesse jogo, pois é viciante uma pessoa fica doida só de pensar em todas as hipoteses que existem para explicar a nossa paranoia e desconfiança.
    E eu não quero isso... quero confiar... deixar rolar... no dia em que me dê o minimo motivo para desconfiar de algo, ai teremos uma conversa muito séria.
    Acredita Solteira de salto alto... viver a desconfiar da pessoa que gostamos é a pior coisa e já o outro dizia "negativismo só atrai coisas negativas" lololol como tal quero-o bem longeeeeee de mim, ao negativismo claro loolol.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Mary,
    o complicado para muitas mulheres é acabar com essa bola de neve. Ao minimo detalhe lá estão elas a descnofiar e achar que há mentiras. Para mim ,basta uma mentira para achar que a pessoa me pode voltar a mentir. Se for por coisinhas pequenas, pior ainda. Posso perdoar mentiras (quem não mente?) mas quando passam a ser por hábito, prefiro colocar um ponto final.

    ResponderEliminar
  9. Então o conceito de vida partilhada não traz o nós para tudo? ou o nós é só para o temos de pagar, temos de ir a casa do João, temos de ir as compras, temos de limpar a casa... Acho que o telemovel nem deve ser motivo de desconfiança a partir do momento que o tlm passa a ser 'nosso', é errado ir a procura de msgs que la estejam e isso só deve acontecer qdo ha mesmo motivos, porque de resto havendo uma msg no tlm acho que tanto ele como ela podem virar-se para o outro e dizer: Já que estás aí ao pé do tlm vê lá quem é... isto não é invasão de privacidade pois não? é que da próxima vez que tocar eu vou lá ver quem é e não é com o intuito de fiscalizar mas sim de pode ser algo importante. Como agradeço a quem esteja ao pé do meu que o veja sff. Só o facto de haver desconfiança é motivo para ver o tlm sim. E é motivo para um ir pa cada lado, ou se partilha ou não se partilha... já agora qual o sinónimo de partilha?
    H.

    ResponderEliminar
  10. H.,
    o "nosso" para mim não funciona com telemoveis, privacidade, contas de email, passwords, contas bancárias, etc... era o que mais faltava ficar comprometida e ter de dividir tudo. Existe um "eu" primeiro, depois existe um "nós", nunca interferindo com o "eu" e vice versa. Partilha é partilha, não signifique que seja de tudo.

    É uma situação diferente quando a outra pessoa pede para ver o tlm. Ou lhe pede para tirar o MB da carteira. Olha o namoro não dá acesso livre ao quer que seja.

    ResponderEliminar
  11. Depende. Tens razão se os dois não forem de acordo! Eu mexo no do meu namorado e ele no meu, não propriamente para cuscar, mas porque as vezes faz falta. Ele mexe e eu não me importo, e vice-versa. Agora se uma das partes não se sentisse confortável com isso, era pior :X ! E concordo com alguém ai em cima que disse que se for as escondidas ai sim é pior!
    ;)
    Mais um bom post !

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia este blog. Gostei!!!

    ResponderEliminar
  13. Shiine, em casos de necessidade tudo mto bem. Mas acho que concordas cmg quando digo que o facto de existir compromisso não dá direito a ninguém de quebrar a privacidade um do outro.

    PB,
    :)

    ResponderEliminar
  14. Nunca em caso algum se mexe no telemóvel de ninguém! Isto é extensivel a namorados, casados, solteiros, etc... A tecnologia existe e esta ai para ficar.. não podemos controlar quem nos contacta (ou pouco podemos), logo muitas vezes é o mesmo que ser abordado na rua.

    Não me venham com o "não tenho nada a esconder", pois não é disso que se trata...

    É uma questão de respeito que quando desrespeitada... comigo dá direito a chuto no cú!....

    ResponderEliminar
  15. Alex,

    mesmo por questões de ciumes? leva logo pontapé sem ter tempo de pedir desculpa e dizer que não volta acontecer? és mau!
    é tudo uma questão de privacidade, é isso?

    ResponderEliminar
  16. como diz a shine depende do casal, e aí é algo que ja satisfaz gregos e troianos, a mim interessa alguem q partilhe td pq eu tb faço o mesmo... e não é por desconfiança, é por aquilo em que acredito que é a beleza desse partilhar em que eu acredito à minha maneira. então o melhor é definir isso no inicio da relaçao e assim ninguem se magoa. Há quem goste e quem não goste, é justo
    H.

    ResponderEliminar
  17. Solteira,

    Tal como alguém já disse num post acima... eu acredito no "quando há fumo, há fogo"!
    Todos nós sabemos que interiormente nós já sabemos quando algo não está bem, não cheira bem ou não cai bem. Não é preciso faltar ao respeito e ir cuscar o telemóvel para ter a certeza.

    Ontem também já te disse que o ciúme é perca de tempo. Eu acredito na sinceridade, mesmo que esta magoe. Prefiro dizer e ser como sou do que me esconder numa máscara de aparente perfeição (como muitos fazem).

    Ao fim ao cabo, prefiro ser amado por 50% e odiado pelos outros 50%.... ao invés de todos me acharem apenas um gaijo porreiro ;)

    ResponderEliminar
  18. Quero lá saber que me mexam no telemóvel. Ai abro as pernas mas não deixo que me mexam no telemóvel?

    Claro que este meu exemplo foi estúpido mas quando há intimidade, não sinto necessidade de esconder certas coisas.

    Agora irem lá MEXER PORQUE DESCONFIAM... isso é diferente. ;) E não gosto.

    ResponderEliminar
  19. Acho que ninguém tem de mexer no telemóvel de ninguém. É uma coisa pessoal e tal como qualquer outra coisa temos o direito de mostrar ou não. E isso não tem nada a ver com confiar, é uma questão de respeito pela individualidade.

    ResponderEliminar
  20. Simples...

    há uma expressão: "quem tem cú, tem medo"

    e quem está habituado a ver muitos, tem ainda mais medo !!!

    ResponderEliminar
  21. Concordo contigo. Se há confiança, para quÊ estar a remexer no pouquinho de privacidade que resta á outra pessoa...

    bjnho.

    ResponderEliminar
  22. lolll eu deixava mexer no meu, uma altura quis ver o dela e passava-se.... obvio o que aconteceu

    ResponderEliminar
  23. H., partilhar é muito bonito. entao e a privacidade onde fica no meio disso tudo?

    Alex, também eu sou apologista da verdade mesma que seja dura e crua. E se andamos a fingir quem não somos não vejo motivos para ter um relacionamento com aquela pessoa que afinal nem nos conhece.

    ResponderEliminar
  24. S*,
    cada um sabe de si. e essa tua expressao foi boa, mto boa.

    Sininho,
    sou da mesma opinião.

    ResponderEliminar
  25. Bruno,
    quem vê muitos? inseguros, os inseguros.

    Maria,
    ora aí está :)

    Ricardo,
    imagino...

    ResponderEliminar
  26. Essa teoria do "se não tem nada a esconder então posso ver" pura e simplesmente tira-me fora de mim, do sério. Acho o absurdo tão, mas tão grande que só me apetece corrê-las à bolachada. Tive um ex que tinha uma namorada assim na altura. Foi tão, mas tão encornada.... e via as mensagens todas! Não há pachorra, gente burra!

    ResponderEliminar
  27. huh?

    ó solteira, estas a querer dizer que um tipo que porventura tenha muita acção é automaticamente inseguro ??

    desculpa lá, mas acho que estás determinantemente enganada!

    ResponderEliminar
  28. Não Bruno eu não disse isso, disse que quem quer mto ver o tlm dos outros é inseguro.

    ResponderEliminar
  29. Solteira,
    Desculpa a intrusão, sei que já conheces, mas os teus leitores não....

    todos vós que queiram ler sobre a minha vida e mente "fucked up"... podem visitar o meu blog...

    http://lisboasolteira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. Eu posso estar redondamente enganada, mas não me parece que isto seja algo muito recorrente em relações normais.
    Isto não cabe na cabeça de ninguém. A sério, Solteira.

    Acredito, isso sim, que em pessoas menos normais ( parece que sou a dona da normalidade), isto possa acontecer. Já tou a ver o filme, cenas atrás de cenas de ciumes. Meu Deus, uma verdadeira desgraça!

    Bruno,

    Não achas que quem quer ver muita nadega, deveria também ter o bom senso para ser honesto logo à primeira?
    É que dessa maneira, ele ou ela, não iriam temer mesmo nada. Uma vez que todos estão esclarecidos das coisas, para quê fazer perguntas?

    Peço desculpa se te trato logo por tu.

    Solteiras,

    Ia perguntar de novo com que raios de homens andas metida, mas já não posso. lol

    O blog é simpático, mas acho que também deveriam falar sobre mulheres. Acho que seria interessante.

    ResponderEliminar
  31. solteira
    ok, depreendi pelas tuas palavras que o muitos eram o tushys

    Anónimo
    Não há problema em me tratares por tu, embora se puderes arranja um nome para usares!!

    Quanto à tua questão, acho que dizer logo à partida para "o que se vai" é o ideal. Contudo o tema do posto centra-se em compromisso e a dúvida o medo que se instaura quando as teclas começama a ficar muito gastas!

    E aqui, é simples, como sabemos que as coisas começam, há que tentar controlar.
    De notar que eu não ajo dessa forma, mas se pensar acho que compreendo um pouco isso!!

    Por isso, digo que quem sabe a facilidade com que muitas vezes se arranja um booty call, há que ter cuidado com o "investimento" que se está a fazer!!

    Insegurança? -» sim!
    Insegurança Irracional -» Pode nao ser!!

    ResponderEliminar
  32. Anonima,

    e que tal arranjares um nome?

    desde já agradeço a sugestão, vou levar em conta.

    Uma relação normal ( o que será normal?) é uma relação com clareza e sem cá mentiras desonestas. Ok, com algumas mentiras (todos mentem) mas sem orgão sexual no meio ou sedução com terceiros.

    ResponderEliminar
  33. Solteira De Salto Alto e Bruno,

    Eu não queria usar o meu nome verdadeiro, e como não sou dada a nicks, achei melhor ficar-me pelo anonimato.
    Contudo, devo dizer que assim é melhor. Estamos em pé de igualdade.

    Prazer, eu sou a Joana!

    ResponderEliminar
  34. Solteira De Salto Alto,

    Nem mais!

    Ha uma mentirinha que nós mulheres costumamos dizer com muita frequencia, e que eu acho que só acaba por criar mais e mais problemas.

    Homen : Tudo ok?
    Mulher : Sim, está tudo.
    Realidade :
    Homen : Tudo ok?
    Mulher : Sim, está tudo. ( Não, claro que não está tudo ok. Seu Animal e blá blá blá)

    Ninguém que me diga que isto nao e verdade. Porque é tipico de gaja!

    Joana

    ResponderEliminar
  35. Bruno, The Master,

    Fico feliz por saber que esse não é o teu M.O.
    É feio. É triste. E é Ridiculo.

    Contudo,Devo dizer que não compreendo como se possa perceber.

    Se somos honestos, então não há que ter cuidado com nenhum “investimento”.
    Porque á partida, já todos sabem o que esperar.

    E, se estamos numa relação monógama, então não há que tentar mesmo nada. É cortar logo pela raiz. Nem mais, nem menos.

    Costuma-se dizer que nem tudo É preto e branco. Mas, a MEU ver, hÁ coisas que o são.

    ResponderEliminar
  36. Onde há fumo, também há fogo!

    Isso só me diz uma coisa : chegou a hora de mandar alguém dar uma (GRANDE!) voltinha ao bilhar grande!

    Joana

    ResponderEliminar